Seguidores

domingo, 10 de março de 2013

Espírito ágil...




      Conta-se que um mestre chamado Takumi costumava dar algumas tarefas para os seus discípulos... Todos gostavam quando ele apresentava algo que se tornava disputa entre eles...


      Numa tarde, o mestre Takumi propôs um novo desafio:

      — Quero descobrir qual de vocês é o mais ágil. Tragam-me um pássaro nas mãos, vou eleger um vencedor que ganhará uma viagem para seu lugar preferido. Aquele que demonstrar mais agilidade ganhará o prêmio.

       Porém, sigam pelo caminho que dará à minha cabana, porque irei na frente e estarei esperando pelo pássaro, ansiosamente!

 

      Então foi aquela correria... os cinco discípulos que estavam participando do desafio correram feito loucos, em direção à cabana, todos buscavam um pássaro.

      No caminho, cada um encontrou seu pássaro... os cinco foram em direção à cabana, quem chegasse primeiro, provavelmente, ganharia o prêmio.

       Quando estavam quase chegando, avistaram um pássaro muito machucado do outro lado do rio, a impressão é que estava prestes a morrer.

       Dos cinco discípulos, apenas um teve compaixão e disse:

       — Eu perco o prêmio, chegarei em último lugar, mas salvarei este triste pássaro!

        Os outros discípulos deram gargalhadas e seguiram em busca do prêmio... O que ficou para salvar o pássaro chegou 30 minutos após os companheiros. Estava abatido e cansado, porém trazia, com o maior carinho, o pássaro doente nas mãos!

        Então o mestre Takumi disse:

        — Perfeito! Agora vou escolher o ganhador da viagem!

        O mestre Takumi olhou nas mãos de cada um e disse:

         — Na verdade eu queria reaver o pássaro que sempre cantava para alegrar minhas manhãs...

 

         Olhou as mãos de cada um deles e, finalmente, deu a sentença:

          — O ganhador é o que está com o pássaro doente nas mãos!

 

        Todos ficaram pasmos! Aquele que estava com o pássaro doente, arregalou os olhos e disse em voz alta:

         — Mas senhor, eu cheguei por último, isto não é muito justo para com os outros, eu não mereço esse prêmio, demorei demais!...

 

         Então o mestre falou:

          — O prêmio é seu e bem merecido, mostrou agilidade e coragem! Você salvou o meu pássaro cantor da morte! Eu estou velho e já não posso nadar. Quando estava indo ao encontro de vocês, vi meu pássaro lá e pensei:

         — Quem tiver compaixão e agilidade para nadar até o outro lado do rio, voltando com o meu pássaro, ganhará o prêmio.

 

        E o mestre continuou falando e olhando para cada um dos seus discípulos:

        — Agilidade não é só pressa; devemos ser ágeis nos movimentos do corpo e do espírito! De todos vocês, quatro não tiveram agilidade no espírito; se acovardaram, ao ver uma dificuldade. Um espírito ágil consegue ver uma solução, até mesmo diante de um terrível obstáculo!

       Não adianta ter agilidade nos movimentos e ter um cérebro minúsculo, principalmente, para praticar o bem!


Por Janete Sales

 Licença Creative Commons
O trabalho Espírito ágil... de Janete Sales Dany foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.


Janete Francisco Sales Yoshinaga
participou do 2.º concurso de Contos Curtos -
Espaço Wilma Frade 2023 e obteve o 3.º lugar
na classificação geral com o conto
de sua autoria "Espírito ágil".


Está presente na página 40
2.º concurso de Contos Curtos


Nenhum comentário:

Postar um comentário