Seguidores

segunda-feira, 6 de abril de 2015

SONETO DECASSÍLABO HEROICO




Soneto decassílabo, obra prima
Nele meço as palavras que rabisco
E tem que ser o heroico, rico em rima.
Difícil, mas encaro e assim arrisco!

Dez silabas no verso, entro no clima...
Quatro estrofes nascendo no meu risco
Prazer quando o desfecho se aproxima
Sondo as sílabas tônicas, nem pisco!

Métrica viva nesta inspiração
Ao medir fico presa na missão...
Que cada estrofe fique primorosa!

Mais um soneto surge neste lance
A perfeição talvez eu nunca alcance
Solto as letras, e alegro numa prosa!

Janete Sales Dany 
Poema@Protegido por lei




Exemplo - Métrica
Divisão de sílabas poéticas deste poema:


Soneto decassílabo, obra prima
So/ne/to/ de/cas//la/bo , o/bra/ PRI/ma
Nele meço as palavras que rabisco
Ne/le/ me/ço as/ pa/LA/vras/ que /ra/BIS/co
E tem que ser o heroico, rico em rima.
E/tem/que/ser/he/ROI/co/,ri/co em/RI/ma
Difícil, mas encaro e assim arrisco!
Di/fí/cil/ mas/ en/CA/ro e as/sim/ar/RIS/co!


Dez silabas no verso, entro no clima...
Dez/si/la/bas/no/VER/so, en/ tro/no/CLI/ma
Quatro estrofes nascendo no meu risco
Qua/tro es/tro/fes/nas/CEN/do/no/meu/RIS/co
Prazer quando o desfecho se aproxima
Pra/zer/quan/do o/ des/FE/cho/se a/pro/XI/ma
Sondo as sílabas tônicas, nem pisco!
Son/do as/si/la/bas//ni/cas,/nem/ PIS/co?

Métrica viva nesta inspiração
Mé/tri/ca/vi/va/NES/ta ins/pi/ra/ÇÃO
Ao medir fico presa na missão...
Ao/ me/ dir/ fi/co/ PRE/sa/ na /mis/SÃO
Que cada estrofe fique primorosa!
Que/ ca/da es/tro/fe/ FI/que/ pri/ mo/RO/sa

Mais um soneto surge neste lance
Mais/ um/ so/ ne/to/SUR/ ge/ nes/ te /LAN/ce
A perfeição talvez eu nunca alcance
A/ per/fei/cão/ tal/VEZ/ eu /nun/ca al/ CAN/ce
Solto as letras, e alegro numa prosa!
Sol/to as/ le/tras/ e a/LE/ gro/ nu/ma/PRO/sa!


JANETE SALES DANY 
POEMA@TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Usei os programas gratuitos
 Gimp e PhotoScape 
para fazer as animações
Licença Creative Commons
O trabalho SONETO DECASSÍLABO HEROICO de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário