Seguidores

domingo, 6 de setembro de 2015

Soneto Guerra - Decassílabo Heroico




Era para chorar e eu não chorei
Amor não ligue para minha dor
Arrancaram as flores que plantei
No meu jardim não colho alguma flor

Derrubaram o céu que namorei
Lamento, no elevado não tem cor!
Dentro de mim há mar que jamais dei...
Pranto que quer vencer o vencedor!



Amor eu vejo o mundo se acabando
Existe o rastro da morte e até quando?
O mal devora e sobe num altar

Olhe o vulto no céu, risco da morte!
Procurem um abrigo e tenham sorte
Eles estão matando em vez de amar


Janete Sales Dany


06/09/2015

Brasil São Paulo

Poema@Protegido por lei
Registrado na Biblioteca Nacional
Do Rio de Janeiro no livro:
"CÂNTICO DA ETERNIDADE" E OUTRAS
Registro:698251,
Gênero:Poesia
24 página(s)
.

T5373226
Licença Creative Commons
O trabalho Soneto Guerra de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative

Menino Aylan, imagem feita por Nilüfer.


"Grito de um corpo silencioso"
Assim retratou a autora da foto
do menino sírio
Foto que atingiu em cheio as redes sociais...
Dura realidade, nosso tempo tendo que ver 
a inocência sofrendo, fugindo da dor e...
Encontrando A MORTE!

E/ra/pa/ra /cho/rar /e eu /não/ cho/rei
A/mor  /não/ li/gue /pa/ra/ min/ha/ dor
A/rran/ca/ram/as /flo/res/ que/ plan/tei
No/ meu/ jar/dim  /não/co/lho al/gu/ma/ flor


Neste soneto a acentuação tônica está na sexta e décima
silaba. Quatro estrofes, sendo dois quartetos, 
seguidos de dois tercetos, Silabas ABAB - AAB.


Soneto corrigido:
Amor não ligue para minha dor
Amor se acalme, esqueça a minha dor
Dentro de mim há mar que jamais dei...
Dentro de mim, um mar que jamais dei
Olhe o vulto no céu, risco da morte!
Olhe o vulto no céu, prevejo a morte
Existe o rastro da morte e até quando?
Num abismo de dor, isto até quando?



Soneto Guerra
Corrigido
Era para chorar e eu não chorei
Amor se acalme, esqueça a minha dor
Arrancaram as flores que plantei
No meu jardim não colho alguma flor

Derrubaram o céu que namorei
Lamento, no elevado não tem cor!
Dentro de mim, um mar que jamais dei...
Pranto que quer vencer o vencedor!

Amor eu vejo o mundo se acabando,
num abismo de dor, isto até quando?
O mal devora e sobe num altar

Olhe o vulto no céu, prevejo a morte!
Procurem um abrigo e tenham sorte
Eles estão matando em vez de amar


Janete Sales Dany


6 comentários:

  1. Maravilhoso e emocionante soneto, doce e talentosa poetisa Janete Sales! Parabéns! Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida amiga escritora Mirian Menezes! Obrigada pela visita valorosa e pelo estímulo! Também adoro seus escritos, você é muito talentosa! Iluminou minha manhã Gratidão Volte sempre Forte abraço!

      Excluir
  2. Admiro muito o seu trabalho amiga poetisa Janete Sales! Parabéns! Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia caro escritor amigo Eduardo Samuel! Fico feliz com sua presença. E admiro muito o seu trabalho também, poeta que sempre fortalece a fé. Palavras de paz. Precisamos muito disto. Gratidão, uma semana abençoada... Amém que Deus nos abençoe sempre!

      Excluir
  3. Digna de muitos aplausos, menina linda e talentosa. Seus sonetos são perfeitos. Parabéns. Um tema triste em belos versos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida amiga escritora e poeta Maria Marlene. Agradeço a linda presença a iluminar minha manhã. Você também é muito bela e talentosa. Fico feliz que apreciou, gratidão, volte sempre! Bjs

      Excluir