Seguidores

sábado, 18 de novembro de 2017

Soneto Alexandrino - Eu Sou a Humanidade

Um soneto alexandrino que foi corrigido
Terminações paroxítonas em todos os versos:

Eu Sou a Humanidade 
Soneto Alexandrino corrigido

Eu não nasci do agora, o meu tempo é distante!
Bem sei do preconceito e da sombra da morte 
E da terra tão seca e da sede constante
Tremi no terremoto, e só quero o meu forte...

Eu trago em mim a fome, e a íris suplicante!
Venho da Chernobyl, fui salvo pela sorte...
Eu vi sangue dos meus... Triste fuga marcante
Eu sou refugiado, eu fiquei sem um norte!

Eu não tenho meu lar, e só resta a memória
Escapei do tornado e vi tanta amargura
Vivo em busca da paz, e é tão longa esta história!

Sempre fujo da guerra, eu sou a humanidade!
Eu não nasci do agora e a injustiça perdura
Sofri na escravidão, sou a diversidade!

Janete Sales Dany


Poema@registrado e imortalizado
na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
No livro:Soneto lobo do gelo e outras
Numero: 9267/17
São Paulo Brasil


Sílabas tônicas que são obrigatórias na 6ª e 12ª sílabas
14 versos, 4 estrofes
Algumas vogais se unem e são separadas 
de forma diferente da contagem silábica gramatical

Neste soneto um exemplo vou dar
separação de sílaba poética "escansão" :
Eu/ não/nas/ ci/ doa/GO/
ra, o /meu/tem/po é / dis/TAN/te.
Dois hemistíquios cada um com 6 sílabas
Neste verso a elisão foi feita com a vogal "A e O"
Eu não nasci do aGOra,o meu tempo é disTANte.


Nunca perca a fé na humanidade, 
pois ela é como um oceano. 
Só porque existem algumas 
gotas de água suja nele, 
não quer dizer que ele 
esteja sujo por completo...

Fé na humanidade
Mahatma Gandhi

4 comentários:

  1. Uma linda mensagem; tão bela quanto ao conteúdo, e ao mesmo tempo, no bem expressar!..

    HUMANO-CORAÇÃO-POÉTICO; MEUS APLAUSOS!...DEUS TE ABENÇOE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querido amigo Geraldo Coelho, agradeço a honra de sua presença! Fico feliz que apreciou, uma semana de paz... Deus te abençoe também Volte sempre!

      Excluir
  2. Extremamente reflexivo o seu trabalho amiga poetisa Janete Sales! Gostei muito! A paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querido amigo Eduardo Samuel! Fico muito feliz que apreciou, e agradeço a honra de sua presença! Que sua semana seja repleta de muita paz Volte sempre!!!

      Excluir